Mensagem do presidente

Caros Colegas,

A sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução (SPA) está a celebrar o seu XVII Congresso nacional. Este ponto de encontro entre diversas especialidades da saúde andrológica é já uma constante na troca de informação entre os profissionais que acarinham esta tão negligenciada área do saber. Uma vez mais vamos mostrar todo o nosso empenho na divulgação de um programa que permita a formação geral e específica de todos quanto querem uma maior competência nesta temática, bem como procurar divulgar as inovações científicas e tecnológicas, clínicas e de investigação translacional associadas a esta área.

A 1.ª Reunião Ibérica de Andrologia teve lugar em Março de 1994, na Póvoa do Varzim. Atualmente, todos os anos (alternando entre Portugal e Espanha), tem lugar a Reunião Ibérica de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução. A pandemia COVID-19 veio alterar o modo como sempre fizemos esta programação. No entanto, nunca esmorecemos e tiveram lugar todos os ajustes necessários. Em 2022, para além de acolher o Congresso da SPA, a cidade de Évora irá acolher o XVI Encontro Ibérico, sempre com a certeza de que esta confraternização entre pares mostrará uma vez mais a qualidade do conhecimento e da experiência de todos quanto se dedicam a promover a saúde sexual e reprodutiva, baluartes da Andrologia moderna.

Segundo a lenda, Évora teria sido a sede das tropas do general romano Sertório, que junto com os lusitanos teria enfrentado o poder de Roma. O que é sabido com certeza é que Évora foi elevada à categoria de município sob o nome de Ebora Liberalitas Júlia, em homenagem a Júlio César. O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo classificado como Património Mundial desde 1986. Alguns dos seus principais monumentos são o Templo romano de Évora, um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal; pensa-se que foi criado por volta do século I para homenagear o Imperador Augusto, mas mais tarde passou a ser conhecido como Templo de Diana; a Sé Catedral, construída entre os séculos XIII e XIV em estilo gótico, é uma das catedrais medievais mais importantes do país, com plano inspirado na Sé de Lisboa românica; a Capela dos Ossos, situada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVIII e é inteiramente forrada com ossos humanos. É conhecida pela famosa frase escrita à entrada “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Agora, a cidade de Évora vai ser palco e testemunha do que se faz em Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução. Assuntos tão distintos como a abordagem contemporânea das disfunções sexuais masculinas e femininas, a cirurgia reconstrutiva do pénis, a educação sexual, a oncossexologia, o tratamento da infertilidade masculina idiopática, saúde oral e sexo oral, a cirurgia de reatribuição sexual, as doenças de transmissão sexual, polémicas e tabus da sexualidade no envelhecimento, e a cirurgia estética vulvovaginal, entre outros, serão amplamente discutidos e apreciados durante o congresso.

Fruto das boas relações entre a SPA e os seus congéneres Europeus, teremos ainda a oportunidade de poder aprender e discutir sobre várias matérias que constituem os temas mais polémicos nesta área, com a presença de alguns dos mais reputados especialistas europeus na área de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução.

Vai valer a pena!

Sempre convosco,

Pedro Vendeira
Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução