Quem somos
A Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução foi criada a 1 de Março de 1979, com 29 médicos vindos de várias especialidades (Genética, Endocrinologia, Urologia, Sexologia, Psiquiatria, Cirurgia Vascular, Anatomia Patológica, Cirurgia Plástica e Hematologia).
A Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução, desde a sua fundação teve o intuito de difundir os temas e as informações de maior interesse sobre a Andrologia.
A Andrologia começou a perfilar-se como ramo da Ciência Médica com identidade própria nos princípios dos anos 60. O termo Andrologia aplicado à Medicina foi empregue pela primeira vez pelo ginecologista alemão Siebke simbolizando o conceito de “Ginecologia masculina”. E se, inicialmente, esteve muito ligado à necessidade de uma informação correcta para a avaliação do factor masculino na reprodução, o seu âmbito foi progressivamente alargado ao estudo e tratamento das alterações das funções reprodutora e sexual no homem, nas quais se salientam a infertilidade masculina, o escroto vazio e as disfunções sexuais.
A Andrologia constitui uma disciplina médica individualizada, mas na qual participam outras especialidades clínicas e laboratoriais que lhe transmitem o carácter multidisciplinar, com um papel importante no intercâmbio de experiências.