História da andrologia em portugal

Em Portugal, a Andrologia iniciou-se em Maio de 1968 no Serviço de Urologia do Hospital Geral de Santo António, no Porto, devido ao esforço do seu Director, Dr. Jacinto de Andrade, que criou uma Unidade de Andrologia, integrada no Serviço de Urologia.

De início dedicou-se aos problemas de Infertilidade e Ambiguidade Sexual.
Nos fins dos anos 60 começam a surgir temas de Andrologia nas reuniões científicas, sendo exemplo a conferência proferida pelo Dr. Adriano Pimenta sobre “Noções práticas de profilaxia, diagnóstico e terapêutica em Andrologia”, durante o 2º Curso Pós-Graduado de Urologia organizado pelo Prof. Carneiro de Moura, em Dezembro de 1968, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Durante os dez anos seguintes as actividades no âmbito da Andrologia tiveram um crescimento lento, mas progressivo, pelo que surgiu o interesse na criação de uma Sociedade Científica dedicada ao tema.
Em 1977, realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian o I Curso Pós-Graduado de Endocrinologia Clínica, nos dias 23 a 26 de Março, com organização científica do Prof. Doutor Alberto Galvão-Teles, Dr. Camilo Alves e Dra. Marieta Rebelo. Nesta reunião houve, pela primeira vez, uma sessão dedicada ao testículo.

Nos anos seguintes, entre 1978 e 1980, profissionais de saúde de diferentes áreas, desenvolveram esforços no sentido do progresso da Andrologia no nosso País, e iriam levar à formação de um núcleo que daria origem à constituição da Sociedade Portuguesa de Andrologia.

O Serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria organiza o 1º Simpósio de Andrologia, entre 28 de Fevereiro a 2 de Março de 1979, na Fundação Calouste Gulbenkian. Nele participou o grupo que incluía os sócios-fundadores e que criaram as condições administrativas exigidas pelas normas legais tendo em vista a constituição da Sociedade.

O entusiasmo e o trabalho desenvolvido pelo Prof. Doutor Galvão-Teles, na qualidade de Secretário da Assembleia Geral Constituinte da Sociedade, acompanhado pelo Dr. Henrique de Carvalho, indigitado para Secretário-Geral da primeira Direcção, permitiu que no dia 1 de Março de 1979 se realizasse a Assembleia Constituinte da Sociedade Portuguesa de Andrologia. Esta teve lugar na Sala de Reuniões do Auto-Club Médico Português, à Av. Elias Garcia, 123, 1º Esq., com a presença de 29 médicos vindos de várias especialidades (Genética, Endocrinologia, Urologia, Sexologia, Psiquiatria, Cirurgia Vascular, Anatomia Patológica, Cirurgia Plástica e Hematologia), que desde logo foram considerados sócios fundadores.

Nessa mesma Assembleia foram também escolhidos os nomes dos elementos que a 23 de Março de 1980, numa Assembleia-Geral realizada no Anfiteatro de Medicina 2 do Hospital de Santa Maria, tomaram posse como os primeiros Corpos Directivos da Sociedade Portuguesa de Andrologia, eleitos para o biénio de 1980/1982.

De acordo com os Estatutos, são sócios efectivos da Sociedade os seus fundadores, bem como licenciados em qualquer ramo de Ciências Médicas ou afins, de nacionalidade portuguesa, que se tenham distinguido por terem publicado trabalhos de valor científico no campo da Andrologia, ou com ela relacionados, ou que se tenham distinguido na prática clínica desta área.

Em 1990, a Sociedade tinha cerca de 100 sócios. Houve uma campanha de actualização e admissão de novos sócios, e em finais de 1992 havia 160 membros.
O incremento e o interesse pela Andrologia nos últimos anos, a organização bianual do Congresso, a realização de reuniões conjuntas com outras Sociedades, os encontros e reuniões mono-temáticas em diversos locais do país e a progressiva internacionalização e relações estabelecidas com congéneres europeias têm motivado a admissão de novos membros, procedentes de vários campos profissionais, incluíndo da Urologia.

Actualmente a Sociedade tem cerca de 220 sócios efectivos e celebrou recentemente, a 1 de Março de 2019, os seus 40 anos de existência, no mesmo local onde foi criada – Sala de Reuniões do Auto-Club Médico Português.